Mantendo o fogo aceso

“Mantenha o fogo aceso continuamente sobre o altar, o fogo não deve ser apagado.” Levíticos 6:13

Não tenho receio de dizer que jargões do tipo canela de fogo, queima ele Jesus, virou algo totalmente banalizado pela igreja brasileira. Também não nego que Deus usou e usa o fogo em suas manifestações, Elias, Moisés, Ezequiel e vários outros profetas e homens de Deus presenciaram tais experiências, mas, o que o fogo representa em nossos dias?
Você não precisa ter um enorme QI para entender que a principal razão e propósito do fogo é simplesmente queimar, transformar matéria, é um desenvolvimento simultâneo de calor e luz produzida pela combustão, alterando a temperatura (de frio para quente).
Na bíblia há relatos de fogo, tanto na forma figurativa, quanto na forma literal, na maioria das vezes o fogo é a representação do Espírito Santo de Deus. Vemos nas escrituras que o fogo do Senhor sempre estará à disposição dos seus santos, para os ajudarem em situações adversas, em Jeremias 20:9 o profeta diz “Mas, se eu digo: não mencionarei nem mais falarei em seu nome, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando conte-lo; já não posso mais!”.
Isso é o fogo do Senhor, queimando de tal maneira, em Jeremias. Em tempos de perseguição, Jeremias quase foi persuadido em não mais falar em nome do Senhor e abandonar sua voz profética, mas o fogo que o queimava, ardeu tanto dentro dele que não era mais possível ficar calado, ele tinha que profetizar!
Em Salmos 39:3, Davi expressa suas emoções como que um fogo que queima em seu peito, levando a pensar o quanto era pecador, o fogo que queimava Davi o revelava quanto ele era frágil e que não passava de um simples sopro. Também sabemos da manifestação, do carinho e do zelo de Deus por seu povo enquanto vagavam pelo deserto, ali Deus se apresentava como uma coluna de fogo durante a noite, Êxodo 13:21.
Em nenhuma outra passagem, que se trata deste assunto, me chama tanto a atenção como em Lucas 3:16, João Batista, nosso amigo do deserto, declara uma afirmação muito importante e muitas vezes esquecida por nós cristãos do século 21, “Ele virá e batizará com o Espírito Santo e com FOGO”.
Quando a salvação alcança uma pessoa, automaticamente, é colocada pelo Espírito em seu coração uma chama, que só tende a crescer com a intensidade e intimidade dessa pessoa com Cristo. Esse é o fogo que é apresentado, também, pelo sábio Salomão em provérbios 30:16, “... o fogo que nunca diz: É o bastante!”. Esse fogo não é outro se não o do Espírito, porque o propósito dele te queimar é formar em você o caráter de Cristo, por isso, o fogo nunca diz é o bastante, porque até o dia que Cristo voltar estaremos sendo moldados conforme seu caráter.
Esse fogo fará você ter zelo e amor pela palavra, pela oração, pela comunhão com o pai. Temos um exemplo de como manter um fogo acesso, Levíticos 6:13 “Mantenha-se o fogo aceso no altar, não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acrescentará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura. Mantenha-se o fogo continuamente acesso no altar; ele não deve ser apagado”.
Você e eu temos, hoje, um ofício sacerdotal dado por Cristo, nossa obrigação é colocar lenha todos os dias, porque o fogo não pode ser apagado, nossa lenha virou leitura da palavra, jejum oração e comunhão com o pai. De maneira alguma o fogo poderá ser apagado, apagado por qualquer vento (vento de doutrina) e por águas que homens frustrados carregam em seus jarros de farisaísmo.
Não posso deixar de destacar também o falso fogo, a bíblia relata sobre ele em Levíticos 10:2, Nadabe e Abiu, filhos Arão ofereceram um falso fogo ao Senhor e, ali mesmo, morreram consumidos pelo Senhor. De uma forma muito astuta esse tipo de fogo tem causado grandes transtornos, em nossos cultos, essa manifestação de falso fogo pode vir tanto do espírito humano, quanto de espíritos enganadores (Satanás), tanto para se vã gloriar, ou para destruição e divisão da igreja.
Se esse fogo, que tais pessoas dizem que tem, na canela, no sapato e tudo mais, não proporcionar mudança de caráter, convicção de pecado, arrependimento e reconhecimento de seu pequinês e dependência de Deus, posso afirmar com toda a certeza que elas estão enganadas, cegas e não tem sequer uma faísca.
O verdadeiro fogo, o fogo que queima pecado e mazelas humanas, que te leva em um nível maior com Deus, só será aceso, quando este encontrar o homem que anda como palha seca, desejando ser alcançado por um maçarico celestial.


Tiago H. Souza

Um comentário:

  1. Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes."
    Isaías 44:3
    ----------------------
    Essa passagem eu quero ligar aqui na terra para que nosso Aba Pai ligue do céu para que se cumpra o que está escrito nas escrituras em sua vida e de Annuska.
    De seu filho na fé Macari

    ResponderExcluir