Um evangelho "Fast Food"

“Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle, enraizados e edificados nEle, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize com filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e por estarem nele, que é a cabeça de todo o poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo.” Colossenses 2:6-11.

A igreja de Colossos era constituída predominantemente por gentios, com muito pouco judeus de elite. A fé dos novos convertidos estava sendo distorcida por misteriosas e místicas religiões gregas e perturbada por leis e costumes judaicos que levaram Paulo a uma preocupação com o corpo de Cristo.

Paulo incentivou os Colossenses a verdadeira doutrina, baseada na suficiência e na supremacia de Cristo. O verdadeiro e simples evangelho já estava sendo distorcido naquela época. As vãs filosofias humanas e o mundanismo já estavam penetrando na igreja de Colossos.
Hoje o mundo achou um meio pouco mais sutil e não menos eficaz para penetrar sua filosofia. Vivemos em uma geração, um tanto pouco, confortada, você não acha? Na década de 50 e 60, uma das principais dedicações dos homens era fazer com que máquinas os substituíssem, assim gerando mais conforto ao homem.
Não é de se admirar que a igreja entrasse também nesse processo, que posso até chamar de período “fast food”, a igreja do alimento rápido, instantâneo e muito artificial. O evangelho da prosperidade virou moda, e o termo evangélico virou status perante a sociedade, é aplausível você dizer que é evangélico. Quem não quer ser cristão, se pregam um Cristo que te dará riquezas e uma vida bem sucedida? Temos até ator e atrizes de filmes pornôs que se auto intitulam de cristãos.
Este período, até nos proporcionou o comodismo de não sair de nossas casas para uma missão, agora temos a internet, não precisamos mais sair de nossas casas, o período fast food nos deu um evangelismo virtual. O mais interessante é que o número de supostos cristãos crescem, também os de congregações, de salões, de pastores bacharelados,a sim também crescem o numero de “profetas” e de “apóstolos”. Vivemos uma geração que tropeçamos em tantas congregações e, hoje, é mais fácil abrir uma igreja do que uma boate no Brasil.


Mas uma pergunta que não quer calar, porque aumenta também o índice de divórcios, de criminalidade, de filhos órfãos, de meninas grávidas, de jovens frustrados e depressivos? A resposta é, porque a igreja de muitos anos pra cá não cresceu, ela inchou, inchou ao ponto de nossos salões estarem cheios de cristãos que vivem uma vida monótona e sem expectativa de vida, inchou e não cresceu ao ponto de gastarmos mais dinheiro em Coca-Cola do que pela causa do órfão e da viúva.
Vamos aos cultos, pensando naquela pizza, que vamos comer depois, pensamos na festinha que o grupo de jovens vai realizar, queremos nos entreter, renúncia não terá espaço na igreja fast food. A insuficiência desse tipo de cristianismo é visível aos olhos de qualquer leigo da palavra de Deus, a decadência e o declínio espiritual são vistos aos olhos de todos, o pastor finge que prega a palavra e o povo finge que pratica, está aí a maior estratégia de satanás, fazer com que as pessoas pensem que irem à igreja, dá o direito da salvação.
Terrível será o dia do juízo, o dia que todos nós estaremos diante dEle, os que não foram achados lavados e remidos, aqueles que nesse dia estarão de braços cruzados e ouvirão algo que eu temo só em escrever: “Cai fora daqui, Eu não te conheço!”


Será uma utopia, dizer que esse tipo de cristianismo barato irá acabar. Tenho a convicção que os verdadeiros cristãos, os remanescentes, valentes e fiéis sempre existirão também, que embora sejam poucos, farão o trabalho de muitos e não calarão a sua voz, não se fatigarão e terão uma vida abnegada e fugirão de qualquer coisa que os tirarem do centro da vontade de Deus.


Os fabricantes de óculos, agora, oferecem óculos com armação de titânio. Mesmo sendo torcido e esmagado, o titânio sempre mantém a integridade e retorna a sua forma original. O Cristão também deveria ser assim, precisamos ser flexíveis em certos assuntos, contudo devemos conservar sempre nossa integridade.
Nós nos recusamos a comprometer a verdade da palavra de Deus. Temos que lutar contra tudo que nos coloca em uma zona de conforto e comodidade, e assim daremos o primeiro passo nessa longa jornada chamada cristianismo. Fique longe de toda filosofia humana, qualquer tipo de amizade com ela, fará você cair totalmente, persuadido pelos seus princípios elementares, fracos e sem poder (Gálatas 4:9)


por Tiago H. Souza

2 comentários:

  1. tudo que foi escrito ai sobre evangelho fest food é a pura realidade...sempre existira entre muito que estao na zona de conforto aqueles que tem uma vida abnegada..que fogem de tudo e de todos que tiram o foco de Deus!!!
    showwww!!!que cada um possa ta vigiandu e orandu..pois nao sabemos quandu é chegadaa hora..
    monique medeiros

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão que bênção!!
    Deus continue os usando!
    =D

    ResponderExcluir